Tecnologia, Interação Social e Marketing

Leia neste artigo

Vivemos em um mundo conectado. A partir do desenvolvimento tecnológico, as pessoas encontraram novas formas de interagir. Hoje podemos nos comunicar, dizer o que pensamos, ouvir opiniões, criar debates, de uma forma bem mais ágil e fácil. As notícias e a troca de informações “voam” em questão de minutos. Podem gerar grandes proporções de acordo com seus conteúdos. Podendo também impulsionar negócios e modificar relações. Uma das formas mais contemporânea de divulgação são as mídias sociais. Com o uso da internet e celulares a conectividade ser tornou dinâmica, móvel, rápida e interativa.

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

As novidades tecnológicas contribuem para que a sociedade viva em constante mudanças e crie formas de interação. De acordo com Tenório (2001, p.7): “A ideia de informação tem gerado um movimento novo, concreto e real na sociedade contemporânea: entender a sociedade, hoje, é entendê-la também como uma sociedade da informação”. As pessoas estão mais conscientes, analíticas e preparadas. Ela absorvem bem melhor as informações, formam suas próprias opiniões. Seja em uma análise política, econômica, mercadológica

AS COISAS FUNCIONAM EM APENAS UM CLICK

As mudanças tecnológicas também mudaram a forma de comunicação interpessoal. Com isso, influenciou comportamentos, interesses e desejos. O uso da internet proporcionou a instantaneidade. Já o celular tem seu diferencial na mobilidade, e então possibilitou que as pessoas pudessem adquirir informação, conhecimento e se comunicar em qualquer lugar. Como exemplo, a leitura de livros é feita em e-books nas telas dos celulares ou computadores. As conversas ocorrem através de mensagens instantâneas. As compras de um produto e/ou serviço pode acontecer com clique de um botão. As músicas podem ser “baixadas” por meio de downloads. E com isso, incentivou novas formas de interação social. Porém, existem momentos em que essa tecnologia pode atrapalhar. Por exemplo: No trânsito, encontros onde amigos só ficam no celular ou até mesmo em casa, no convívio familiar.

Para os profissionais de comunicação a interação foi fundamental na criação de novas estratégias e ferramentas para manter e/ou criar relacionamento com seus públicos e a sociedade, que hoje é uma sociedade de informação. Além das mídias digitais, uma ferramenta bastante utilizada é a criação de software que possibilita a interação de formas novas e inusitadas. Portanto, graças a tecnologia encontramos novas formas de luta a favor do que pensamos, de nossas opiniões interagimos de diversas formas, trocamos informações e conteúdos com pessoas do mundo inteiro. Mas, é preciso criar a consciência de que devemos respeitar o que o outro pensa. A fim de evitar conflitos virtuais.

MARKETING DE RELACIONAMENTO E A INTERAÇÃO SOCIAL

O marketing de relacionamento é uma técnica utilizada por empresas que se preocupam com a qualidade do relacionamento entre empresa e cliente, tudo que tange uma boa relação, duradoura, fiel, segura, assertiva, envolve o marketing de relacionamento. Pois, as empresas que utilizam essa técnica, normalmente conhecem muito os seus consumidores, possuem dados de compras, pesquisas sobre comportamento e feedbacks. Por isso entregam exatamente o que o consumidor espera da marca, tanto em relação a produtos como serviços. Além disso, mantem contato duradouro com os cliente para pré venda e pós venda, mantendo assim uma relacionamento. Pois, é mais barato manter um cliente, do que conquistar novos.

Alguns exemplos disso são: cartão fidelidade, lembrança de aniversário, interação nas redes sociais, informações de produtos e serviços por e-mail ou por Whatsaap, entre outros.

Buscar

Fale com um
Especialista