Minha empresa precisa de publicidade ou marketing? Qual a diferença entre eles?

Leia neste artigo

Antes de responder essa pergunta, precisamos esclarecer um ponto muito importante: a diferença que existe quando falamos de Marketing e Publicidade. O marketing faz parte do processo gerencial, pois utiliza diversas ferramentas para auxiliar uma
empresa a crescer e se firmar no mercado. Uma dessas ferramentas é o Mix de Marketing – ou 4Ps: praça, produto, preço e promoção. No “P” de promoção, então, encontramos a publicidade. A publicidade está intimamente ligada ao processo criativo. É o setor que dá vida aos anúncios publicitários em vários meios de comunicação: tv, rádio, internet, outdoor, panfletos, etc. Quanto mais criativa e persuasiva a propaganda for, melhor será o feedback da campanha e para que isso ocorra, é necessária uma boa equipe.

É fundamental que exista o setor de marketing dentro de uma empresa, pois ela irá estudar o mercado e o target (publico alvo), dessa forma, irá desenvolver estratégias capazes de alavancar determinada campanha, produto ou marca. O trabalho em conjunto entre os setores do marketing e da publicidade deve ser orquestrado e muito bem coordenado para obtenção de bons resultados e retorno do investimento realizado. Portanto, acho que já respondemos a sua pergunta, não é? Uma empresa precisa tanto
do marketing, quanto da publicidade!

Atenção!!! Vale ressaltar a importância da ética e dos limites que os profissionais devem ter, pois
uma publicidade enganosa e abusiva é crime!

Enfim, vamos para alguns exemplo?

ALGUMAS CAMPANHAS DE SUCESSO:

“WE CAN DO IT!” empresa Westinghouse.

Cartaz criado por J. Howard Miller em 1943 para a “BOMBRIL, 1001 UTILIDADES”
Carlos Moreno ficou conhecido como garoto propaganda da Bombril ao encabeçar                                                                               a campanha da Bombril por mais de três décadas.

“BIG MAC”

Uma das propagandas mais conhecidas da
MC Donalds é, de fato, a do Big Mac, lançada
na década de 90. O jingle é inesquecível…                                 .

“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho
especial, cebola, picles, num pão com
gergelim / É Bic Mac, Bic Mac”. Como não
lembrar?

“PÔNEIS MALDITOS”
A Nissan em 2011 fez história com os pôneis
malditos e sua canção chiclete. “Você quer
uma picape com cavalos ou pôneis” foi a
indagação trazida pela campanha.

E ai, se entusiasmou?
O marketing e a publicidade não possuem fórmulas prontas, mas são capazes de fazer mágica
se forem pensadas e estudas com bastante profissionalismo e dedicação.

Buscar

Fale com um
Especialista