Identidade visual vs Logotipo (Qual a diferença?)

Leia neste artigo

Dentro dos conceitos de comunicação e identidade visual de uma empresa. É importante sabermos distinguir o que é logotipo dentre diversos termos que fazem parte da identidade visual, por isso, a seguir preparamos um artigo apresentando as diferenças e o significado de identidade visual e logotipo.

Afinal, o que é logotipo?

Diante mão, é preciso destacar que Logotipo e Identidade visual NÃO SÃO A MESMA COISA. Logotipo é uma representação visual da marca, composta de símbolos e palavras, que tem como objetivo identificar uma marca específica.

Na criação de logotipo uma dica muito boa é: manter a simplicidade. Este é um dos pilares para se alcançar o sucesso, pois para obtê-lo é preciso que ela seja de fácil memorização, gere empatia e tenha aplicabilidade em diversos materiais e diagramações gráficas. Na criação de logotipo uma dica muito boa é: manter a simplicidade. Assim, a empresa poderá ser facilmente identificada, assim , contendo somente as informações mais necessárias e de fácil acesso para que seja facilmente reconhecida.

Para que o seu logotipo seja marcante e reconhecido, é importante que tenha um  conceito para determinar os ideais e valores da marca. Tendo um conceito bem definido pode fazer com que o logotipo expresse a empresa da forma correta de acordo como querem á apresentar para os seus consumidores.

Para que serve então a identidade visual da marca?

Já a identidade visual, engloba uma junção de elementos além do logotipo, como cartões de visita, banners, a tipografia, identidade das cores, site e até mesmo alguns templates para posts em redes sociais.

Sendo assim: a identidade Visual é um norte de estilo dos materiais gráficos de sua empresa para que eles sejam padronizados.

 A princípio, você passa uma mensagem de organização e coerência, trazendo uma visão positiva aos consumidores.

E o mais primordial: ao determinar uma identidade visual fixa e definida, e ao com ela em diferentes materiais e formatos, você estará formando e ajudando a imagem institucional de sua marca á entrarem na mente do consumidor, de tal maneira que quando buscarem por seu serviço/produto já terão uma ideia de qual marca se trata.

Antes qualquer coisa, é de extrema importância que esteja muito bem definido qual vai ser seu logotipo e a identidade visual. Desta maneira, toda a comunicação ficará bastante alinhada para que o repasse ao público seja de forma consistente.

Por esse motivo quanto melhor, mais clara e bem-feita for a estratégia, mais espaço a marca ganha no cotidiano do consumidor. Podemos perceber isso através de empresas que tem tanto zelo na hora de trabalhar sua identidade visual que se tornam conhecidas até mesmo apenas pelas cores que apresentam. 

No fim das contas, chegamos á conclusão do quanto a identidade visual e a logo são importantes para o desenvolvimento inicial de uma marca. É a partir dela que você apresenta para os consumidores o seu conceito e vende a sua marca da maneira que desejar!

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