SEO – O que é que e como funciona

Leia neste artigo

Em português, a sigla SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, é o conjunto de estratégias utilizadas para tornar a página do seu site bem ranqueada nos resultados de pesquisa dos motores de busca.

Nesse artigo, vamos explicar com mais detalhes por que é importante desenvolver a estratégia de SEO. Assim como essa estratégia pode alavancar o seu negócio e gerar aumento de audiência e conversão.

Por que o SEO é tão importante?

De acordo com Neil Patel, mais de 90% das experiências online têm a sua origem em uma pesquisa. Além disso, 67% de todos os cliques são dados para os 5 primeiros resultados no Google. Por isso, já dá para ter uma ideia da importância das estratégias de SEO. 

A partir da utilização de SEO você consegue aumentar a visibilidade da sua página como também repercute no aumento do tráfego orgânico e autoridade para o seu site.

O SEO deve ser entendido como um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de conseguir o bom posicionamento de uma página pelos motores de buscas, tais como o Google. Ou seja, significa aparecer nas primeiras páginas de resultados de pesquisa.

É importante que saiba que a origem mais frequente do tráfego para o seu site provém dos mecanismos de busca. Portanto, tem de fazer parte da sua estratégia conquistar o bom posicionamento na página de resultado dos motores de busca.

Uma estratégia de SEO é formada pelas seguintes ações:

  • Criação de conteúdo;
  • SEO on page;
  • Construção de autoridade;
  • Experiência do usuário. 

Conheça alguns fatores de ranqueamento de SEO

A partir de algumas pesquisas constatou-se que são em torno de 200 fatores de ranqueamento utilizados pelo Google, uma vez que os mesmos não são revelados.

A Backlinko a partir de uma pesquisa mapeou 200 fatores de ranqueamento, sendo que os 10 mais importantes foram:

  1. Page authority / Pagerank; 
  2. Autoridade do Domínio; 
  3. Relevância de links;
  4. Conteúdo original e de qualidade;
  5. Tamanho do conteúdo;
  6. Palavra-chave no título (Tag Title);
  7. Palavra-chave no conteúdo;
  8. Tempo de permanência na página; 
  9. Velocidade de carregamento da página; 
  10. Design responsivo. 

Também a SEMrush realizou uma pesquisa sobre os fatores de Ranqueamento e apontou cinco como os mais importantes:

  1. Visitas diretas no site;
  2. Tempo de visita;
  3. Quantidade de páginas acessadas;
  4. Taxa de rejeição;
  5. Total de domínios de referência.

A partir desses aspectos apontados é fácil perceber que se trata de uma combinação de fatores para determinar o posicionamento das páginas pelos motores de busca.

Entenda a diferença entre os fatores on page e off page 

Em termos gerais, os fatores de ranqueamento são divididos em on page e off page.

Fatores on page 

Os fatores de ranqueamento on page estão nas páginas e são identificados nas otimizações dos seguintes elementos:

  • Heading tags;
  • Conteúdo;
  • URLs;
  • Título e Meta descrição;
  • Rich snippets;
  • Imagens.

Para os motores de busca do Google esses elementos indicam qual a qualidade da experiência do usuário no seu site e se está indexado de forma correta.

Fatores off page 

Esses fatores estão direcionados para identificar se a sua página é uma referência a partir de elementos externos. Nesse sentido, corresponde a otimização de autoridade do seu site perante os usuários e outros sites da Web por meio de aquisição de backlinks.

Para identificação desses fatores, entram os seguintes pontos:

  • Quantidade de backlinks;
  • Contexto dos backlinks;
  • Diversidade de backlinks;
  • Sinais sociais;
  • Buscas diretas;
  • Menções à marca.

Com base nesses aspectos, o Google consegue identificar o nível de autoridade do site na web. Pois ele considera que se a página recebe muitos visitantes a partir de buscas diretas pelo nome da marca que se trata de uma referência no mercado.

Além disso, se a página ganha vários backlinks e menções de bons sites é porque já tem uma autoridade construída no mercado.

Como o Google lida com os Black Hat

O algoritmo do Google está sempre preocupado com a melhoria da experiência de busca dos usuários. Além disso, procura inibir e combater os conteúdos que são duvidosos e de baixa qualidade, os chamados Black Hat.

Nos primeiros tempos do Google isso acontecia com maior facilidade, pois ainda existiam muitas brechas. Vamos apresentar alguns exemplos dessas práticas de black hat:

  • Ocorre uma otimização da página, sendo direcionada para páginas maliciosas;
  • Tem conteúdo diferenciado para o usuário e para o robô;
  • Existem apenas backlinks na página para outras páginas;
  • Ocorre a repetição excessiva de palavras-chave;
  • Esconde alguns textos e links do usuário, e os mostra ao robô;
  • Realiza comentários em blogs apenas para ganhar backlinks.

Atualmente, o algoritmo do Google está cada vez mais complexo e inteligente para identificar os black hat. Vamos dar um exemplo para ilustrar essa situação:

Vamos supor que um site recebeu uma quantidade excessiva de backlinks de domínios tidos como suspeitos. Ao ser identificado esse problema, as páginas são penalizadas com o rebaixamento da sua posição de ranqueamento ou até mesmo banidas.

Como ganhar a confiança dos buscadores do Google 

Saiba que a melhor forma para ganhar a confiança dos buscadores e garantir um posicionamento de maneira segura é conhecendo as diretrizes do Google para SEO. 

Além disso, são essas diretrizes identificadas como White Hat, ou seja, boas estratégias de SEO. Alguns exemplos dessas boas estratégias são:

  • Melhorar a usabilidade do site;
  • Utilizar palavras-chave de forma natural no conteúdo;
  • Ter backlinks apenas de parceiros confiáveis.

Como desenvolver SEO de forma simples e prática 

De uma maneira simples, apenas para que você possa dar o início e começar a entender como é desenvolvido o processo, vamos apresentar SEO em alguns passos: 

1º Antes de começar é importante fazer um diagnóstico das condições de operabilidade do seu site. Ou seja, de nada adiantaria desenvolver uma estratégia para um site que não tem o mínimo necessário para ter um bom desempenho;

2º Uma boa maneira de conseguir relatórios completos e de qualidade sobre SEO é cadastrando o seu site nas plataformas do Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio; 

3º O ponto de sustentação de toda a estratégia está na persona e na jornada de compra. Se ainda não tem esse mapeamento e definição detalhada, está na hora de fazer;

4º Você tem de criar conteúdos otimizado como também providenciar para otimizar os que já existem no site;

5º Uma boa pesquisa de palavras-chave necessariamente deve estar baseada na persona e na jornada de compra do cliente.

Portanto, apresentamos uma visão geral da estratégia de SEO para que você comece a entender do assunto e queira saber mais. 

Buscar

Fale com um
Especialista