Em português, a sigla SEO significa Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, é o conjunto de estratégias utilizadas para tornar a página do seu site bem ranqueada nos resultados de pesquisa dos motores de busca.
Nesse artigo, vamos explicar com mais detalhes por que é importante desenvolver a estratégia de SEO. Assim como essa estratégia pode alavancar o seu negócio e gerar aumento de audiência e conversão.
Por que o SEO é tão importante?
De acordo com Neil Patel, mais de 90% das experiências online têm a sua origem em uma pesquisa. Além disso, 67% de todos os cliques são dados para os 5 primeiros resultados no Google. Por isso, já dá para ter uma ideia da importância das estratégias de SEO.
A partir da utilização de SEO você consegue aumentar a visibilidade da sua página como também repercute no aumento do tráfego orgânico e autoridade para o seu site.
O SEO deve ser entendido como um conjunto de técnicas utilizadas com o objetivo de conseguir o bom posicionamento de uma página pelos motores de buscas, tais como o Google. Ou seja, significa aparecer nas primeiras páginas de resultados de pesquisa.
É importante que saiba que a origem mais frequente do tráfego para o seu site provém dos mecanismos de busca. Portanto, tem de fazer parte da sua estratégia conquistar o bom posicionamento na página de resultado dos motores de busca.
Uma estratégia de SEO é formada pelas seguintes ações:
- Criação de conteúdo;
- SEO on page;
- Construção de autoridade;
- Experiência do usuário.
Conheça alguns fatores de ranqueamento de SEO
A partir de algumas pesquisas constatou-se que são em torno de 200 fatores de ranqueamento utilizados pelo Google, uma vez que os mesmos não são revelados.
A Backlinko a partir de uma pesquisa mapeou 200 fatores de ranqueamento, sendo que os 10 mais importantes foram:
- Page authority / Pagerank;
- Autoridade do Domínio;
- Relevância de links;
- Conteúdo original e de qualidade;
- Tamanho do conteúdo;
- Palavra-chave no título (Tag Title);
- Palavra-chave no conteúdo;
- Tempo de permanência na página;
- Velocidade de carregamento da página;
- Design responsivo.
Também a SEMrush realizou uma pesquisa sobre os fatores de Ranqueamento e apontou cinco como os mais importantes:
- Visitas diretas no site;
- Tempo de visita;
- Quantidade de páginas acessadas;
- Taxa de rejeição;
- Total de domínios de referência.
A partir desses aspectos apontados é fácil perceber que se trata de uma combinação de fatores para determinar o posicionamento das páginas pelos motores de busca.
Entenda a diferença entre os fatores on page e off page
Em termos gerais, os fatores de ranqueamento são divididos em on page e off page.
Fatores on page
Os fatores de ranqueamento on page estão nas páginas e são identificados nas otimizações dos seguintes elementos:
- Heading tags;
- Conteúdo;
- URLs;
- Título e Meta descrição;
- Rich snippets;
- Imagens.
Para os motores de busca do Google esses elementos indicam qual a qualidade da experiência do usuário no seu site e se está indexado de forma correta.
Fatores off page
Esses fatores estão direcionados para identificar se a sua página é uma referência a partir de elementos externos. Nesse sentido, corresponde a otimização de autoridade do seu site perante os usuários e outros sites da Web por meio de aquisição de backlinks.
Para identificação desses fatores, entram os seguintes pontos:
- Quantidade de backlinks;
- Contexto dos backlinks;
- Diversidade de backlinks;
- Sinais sociais;
- Buscas diretas;
- Menções à marca.
Com base nesses aspectos, o Google consegue identificar o nível de autoridade do site na web. Pois ele considera que se a página recebe muitos visitantes a partir de buscas diretas pelo nome da marca que se trata de uma referência no mercado.
Além disso, se a página ganha vários backlinks e menções de bons sites é porque já tem uma autoridade construída no mercado.
Como o Google lida com os Black Hat
O algoritmo do Google está sempre preocupado com a melhoria da experiência de busca dos usuários. Além disso, procura inibir e combater os conteúdos que são duvidosos e de baixa qualidade, os chamados Black Hat.
Nos primeiros tempos do Google isso acontecia com maior facilidade, pois ainda existiam muitas brechas. Vamos apresentar alguns exemplos dessas práticas de black hat:
- Ocorre uma otimização da página, sendo direcionada para páginas maliciosas;
- Tem conteúdo diferenciado para o usuário e para o robô;
- Existem apenas backlinks na página para outras páginas;
- Ocorre a repetição excessiva de palavras-chave;
- Esconde alguns textos e links do usuário, e os mostra ao robô;
- Realiza comentários em blogs apenas para ganhar backlinks.
Atualmente, o algoritmo do Google está cada vez mais complexo e inteligente para identificar os black hat. Vamos dar um exemplo para ilustrar essa situação:
Vamos supor que um site recebeu uma quantidade excessiva de backlinks de domínios tidos como suspeitos. Ao ser identificado esse problema, as páginas são penalizadas com o rebaixamento da sua posição de ranqueamento ou até mesmo banidas.
Como ganhar a confiança dos buscadores do Google
Saiba que a melhor forma para ganhar a confiança dos buscadores e garantir um posicionamento de maneira segura é conhecendo as diretrizes do Google para SEO.
Além disso, são essas diretrizes identificadas como White Hat, ou seja, boas estratégias de SEO. Alguns exemplos dessas boas estratégias são:
- Melhorar a usabilidade do site;
- Utilizar palavras-chave de forma natural no conteúdo;
- Ter backlinks apenas de parceiros confiáveis.
Como desenvolver SEO de forma simples e prática
De uma maneira simples, apenas para que você possa dar o início e começar a entender como é desenvolvido o processo, vamos apresentar SEO em alguns passos:
1º Antes de começar é importante fazer um diagnóstico das condições de operabilidade do seu site. Ou seja, de nada adiantaria desenvolver uma estratégia para um site que não tem o mínimo necessário para ter um bom desempenho;
2º Uma boa maneira de conseguir relatórios completos e de qualidade sobre SEO é cadastrando o seu site nas plataformas do Google Search Console, Bing Webmasters e Google Meu Negócio;
3º O ponto de sustentação de toda a estratégia está na persona e na jornada de compra. Se ainda não tem esse mapeamento e definição detalhada, está na hora de fazer;
4º Você tem de criar conteúdos otimizado como também providenciar para otimizar os que já existem no site;
5º Uma boa pesquisa de palavras-chave necessariamente deve estar baseada na persona e na jornada de compra do cliente.
Portanto, apresentamos uma visão geral da estratégia de SEO para que você comece a entender do assunto e queira saber mais.