Como funciona o Google Ads: Tudo sobre!

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Você quer anunciar sua empresa online e está disposto a pagar por isso? Então, a publicidade online através do Google Ads é uma boa opção. Mas, você sabe como funciona o Google Ads?

Para lhe ajudar com isso, foi elaborado este artigo com tudo que você precisa saber sobre o Google Ads! Assim sendo, aprenda como funciona o Google Ads e encontre novos clientes através deste sistema de publicidade online. 

Como funciona o Google Ads?

Se você está lendo este artigo de blog, então, provavelmente está se perguntando como funciona o Google Ads. Mas primeiro, uma breve explicação do que é o Google Ads.

Google Ads é a plataforma de publicidade do Google. Neste sentido, se você pesquisar qualquer coisa no Google, uma série de anúncios irão aparecer acima dos resultados da pesquisa orgânica.

Assim sendo, cada vez que você clica nestes anúncios, o anunciante terá que pagar uma determinada quantia (preço do clique) para o Google.

A grande vantagem do Ads é que você pode obter imediatamente uma posição muito boa acima dos resultados de pesquisa orgânicos. Entretanto, onde exatamente o seu anúncio aparecerá depende de vários fatores. 

Por exemplo, quanto mais segmentado for o anúncio, melhor será para o Índice de qualidade e melhor será para o preço do clique. O próprio Google possui um suporte para isso, com mais de 300 páginas, que explica passo a passo como funcionam todas as diferentes partes do Google Ads.

Não se preocupe, neste blog não passaremos por todas as 300 páginas, mas sim, aqui é explicado em termos gerais como funciona o Google Ads:

  1. Determine quais termos de pesquisa você deseja anunciar no Google Ads

Ao criar o seu site, você determinou quais termos de pesquisa deseja que sejam encontrados no mecanismo de pesquisa “normal” do Google, incluindo regularmente essas palavras-chave nos textos do seu site. Mas, em quais palavras você deseja anunciar? 

É claro que há muito mais palavras-chave relevantes para sua empresa, e que nas quais, você deseja ser encontrado. Neste sentido, a palavra-chave ideal para o seu negócio pode ser uma combinação de palavras.

Assim sendo, para maximizar seu alcance, é inteligente escolher palavras genéricas e palavras mais específicas nas quais você deseja ser encontrado.

Além disso, nesta primeira etapa do processo para aprender como funciona o Google Ads, considere também a finalidade do seu site e sua campanha publicitária: O que você quer alcançar com seus anúncios no Google Ads?

Por exemplo, se você deseja vender produtos, concentre seu anúncio na venda de determinados produtos. Para isso, comece com uma boa lista de palavras, incluindo todas as palavras relevantes e combinações de palavras que você possa imaginar. 

Após isso, divida estas palavras por grupo de anúncios e, por fim, selecione o grupo de palavras e combinações de palavras em que deseja anunciar.

  1. Defina seu orçamento para o Google Ads

Com o Google Ads, você paga cada vez que seu anúncio é clicado. Neste sentido, quanto mais popular um termo de pesquisa e menos relevante para sua empresa, maior será o preço por clique.

Vale destacar que, às vezes, um sinônimo da palavra escolhida é igualmente eficiente, mas muito mais barato. Portanto, escolha uma boa lista de palavras e combinações de palavras e defina a quantidade que deseja anunciar. 

Além disso, evite escolher palavras muito genéricas, pois com elas, você corre o risco de criar uma campanha cara e não lucrativa. 

  1. Crie o seu anúncio

O anúncio é um texto, que aparece nos resultados de pesquisa do Google. Assim sendo, ele consiste no título (a parte azul), na descrição (na parte preta) e no URL. Neste sentido, há algumas dicas para torná-los mais eficientes:

  • Descreva claramente o que você está oferecendo: Seja curto e simples, incluindo o termo de pesquisa no anúncio.
  • Linguagem publicitária como “o mais barato” ou “o melhor” funciona. Pesquisas mostram que em muitos casos isso gera tráfego extra e mais conversão.
  • Seu anúncio deve inspirar confiança quando você menciona o nome da sua empresa e as marcas com as quais você trabalha.
  • Incentive a ação e enfatize o que o distingue de seu concorrente: Você entrega rápido? Você tem um sortimento amplo? Você não cobra frete? Você tem alguma especialização? Divulgue isso no anúncio. 
  • Torne o “URL de visualização” (mostrado com o anúncio) claro e atraente. Assim sendo, certifique-se de que o URL segue logicamente o anúncio. Deste modo, os clientes não acessam a sua página inicial, mas sim, a página onde está a oferta do anúncio.
  • Organize os anúncios por grupo de anúncios. Em cada grupo, você inclui várias palavras ou frases, que se referem ao grupo de anúncios. Em seguida, escreva textos de anúncio por grupo de anúncios, de modo que seus anúncios correspondam o máximo possível às suas palavras-chave.
  • Certifique-se de que o texto do anúncio certo leva às páginas de destino certas.
  • Você pode criar diferentes variantes de texto do seu anúncio, por grupo de anúncios. Assim sendo, escreva cerca de sete textos por grupo e experimente esses textos. Qual deles é clicado com mais frequência?
  • Seja honesto. Deste modo, você irá obter críticas positivas e clientes recorrentes.
  1. Configure uma campanha por meio do Google Ads

Ao aprender como funciona o Google Ads, você poderá escolher diferentes maneiras de anunciar: Por meio da rede de pesquisa, da rede de conteúdo e por meio do local de destino.  

  • Rede de pesquisa: Se você optar por anunciar na rede de pesquisa, só anunciará no mecanismo de pesquisa do Google. Seu anúncio será então colocado acima ou à direita dos resultados da pesquisa.
  • Rede de conteúdo: Ao anunciar na rede de conteúdo, você também exibe seu anúncio em programas do Google, como Gmail e Google Maps ou em sites parceiros do Google. A desvantagem é que as pessoas nesses programas ou sites de parceiros não estão necessariamente procurando um produto que você oferece.
  • Segmentação por local: Você deseja exibir seus anúncios em uma área específica? Então, selecione sua área de distribuição. Não faça isso com muita precisão, caso contrário, você corre o risco de aparecer para um grupo muito pequeno de pessoas.
  1. Meça os resultados

Você pode integrar o Google Ads ao Google Analytics. Assim sendo, verifique por meio da análise da web se seus anúncios geraram clientes adicionais e qual é o tráfego de visitas aos links que você mencionou em seu (s) anúncio (s).  

Vale destacar que, esta análise também pode ser feita de outra forma: Coloque um código de conversão em seu site, para que você possa ver o que seu anúncio entregou por meio do sistema de medição do Google Ads. 

Para fazer isso, vá para a guia “relatórios” no Google Ads e clique em “conversões”. Após isso, crie um código de conversão com a ajuda das instruções do Google. Em seguida, coloque esse código na página da web associada ao produto que você está oferecendo.

A diferença entre esses dois métodos de medição é que o Google Analytics mede todas as visitas à página que você especifica. Já o sistema de medição do Google Ads analisa especificamente a eficácia de sua campanha do Ads. 

  1. Continue ajustando e fique de olho em suas campanhas

Por fim, personalize suas campanhas com os dados que você coletou. Não se esqueça de verificar se você está dentro do cronograma em termos de orçamento. 

Deste modo, remova as palavras-chave com um CTR (taxa de cliques) ruim quando você chegar perto de seu limite superior. E, além disso, reduza o valor que você deseja gastar por clique.E se você gostou deste artigo, sobre como funciona o Google Ads, então, continue conosco e e confira muito mais!

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