CTA’s: que é e qual a sua importância no marketing de conteúdo?

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 Para conseguir compreender a importância da CTA, é preciso primeiramente entender o que é e sua funcionalidade. O termo CTA vem do inglês e significa call to action, sendo traduzido para o português, significa “chamada para a ação”.

Sendo assim trata-se de um convite, para realizar determinada ação.

E é uma estratégia com o propósito de converter clientes. Logo que o visitante é direcionado á a uma plataforma da sua escolha como site ou rede social, onde o visitante é instruído á uma ação, que tem como intuito principal de aprofundar e fidelizar a relação do mesmo com a empresa, onde o faz colocar o seu contato e a partir disso, tende a induzir a conversão de cliente a partir de e-mails e mensagens.

Proporcionar um conteúdo sempre de qualidade, fará o seu público notar como sua empresa está em busca constante de ir além da satisfação de interesses e necessidades daquele momento.

Relação do CTA com o Marketing de Conteúdo

Já que entendemos o significado de call to action e o seu propósito, conseguimos associar a conexão entre diferentes ferramentas de marketing de relacionamento. A ideia de guiar o usuário a um vínculo mais profundo com a marca, torna a  CTA uma estratégia importante para o marketing de conteúdo.

Agora, precisamos saber qual a relação entre os dois.

Sabendo o que é uma CTA e a sua importância, é possível fazer a inserção dela em partes estratégicas do conteúdo ou da oferta.

 É preciso analisar a estratégia da qual a CTA faz parte, a origem do Inbound Marketing.

O significado de Inbound Marketing é marketing da atração, onde a estratégia tem ideia de atrair o cliente até a marca de maneira leve, assim tendo contraste com a abordagem direta e perspicaz do marketing tradicional.

O desenvolvimento para a atração de um lead (Lead é uma oportunidade de negócio para a empresa; alguém que forneceu suas informações de contato),  casualmente se inicia pela internet, principalmente pela da produção de conteúdo. Até porque, nem sempre a busca pelas empresas são feitas espontaneamente pelos usuários. Ao invés disso, é procurado por conteúdos que possam ajudá-lo a resolver problemas de seu cotidiano.

É por essa razão que muitas marcas investem e devem permanecer na produção desses conteúdos úteis e informativos.

É partindo do princípio da relação, que voltamos para o tamanho da importância da CTA nessa estratégia. Já que, entendemos que consumir um conteúdo não faz com que um usuário necessariamente se converta em um cliente fiel da marca logo de cara. A mesma, normalmente é inserida no final, para que o usuário a veja após o consumo. Com isso, ela dá continuidade ao marketing de conteúdo, permitindo que ele alcance objetivos desejados.

Call to Action no funil de vendas

Entender em qual momento o usuário está dentro do funil de vendas é de extrema relevância para utilizar os tipos certos de chamadas.

Se o cliente potencial se encontra no topo do funil, levando em consideração que ele ainda não conhece sua marca, produto ou serviço, um call to action para um conteúdo mais aprofundado para entreter e chamar mais o interesse do usuário.

Já se, o visitante estiver em etapas de meio e fundo de funil, naquele momento crucial de decisão de compra, um CTA de teste grátis seria bastante relevante.

Com essa proposta, trará mais possibilidade de uma conversão, já que irá alimentar mais ainda a sua mente e interesse em um conhecido “test-drive” para conhecer a solução ofertada vai fazer com que ele deguste e conheça a solução ofertada.

No Marketing de Conteúdo, é possível visualizar essa técnica presente durante  todo o processo, dando auxílio para cada etapa do funil de vendas. E é possível enxergar isso desde a visita inicial, até mesmo o momento em que o cliente é convertido.

Qual o segredo para um bom CTA?

Antes de tudo, a chamada para ação deve ser simplesmente: clara e objetiva.

Para isso, vale a pena usar um famoso conceito no marketing: conhecido como AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), que é uma metodologia baseada no comportamento do consumidor.

Existe um passo a passo que pode facilitar muito no momento de montar um CTA de sucesso:

  • Conhecimento do perfil do seu público;
  • Geração de valor criativamente;
  • Aplicação de  gatilhos mentais;
  • O uso de números sempre que possível.

Essas são algumas dicas para que você consiga expor um CTA de sucesso! Para mais conteúdos sobre marketing e suas vertentes esteja sempre atento nas postagens aqui no blog e nas redes sociais da agência.

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