Você provavelmente já ouviu falar de Inbound Marketing, mas pode não estar familiarizado com todos os conceitos que envolvem a estratégia.
Na última década, o Inbound Marketing tem sido um dos métodos mais eficazes para geração de vendas online, criação de leads e aumento das taxas de conversão.
Se você acabou de iniciar seu negócio, ou está buscando renovar suas estratégias de marketing existentes, considere ter uma estratégia de marketing de atração. A seguir apresentaremos o que é, seus benefícios e como medir os resultados de Inbound Marketing.
O que é inbound Marketing?
O inbound marketing é uma solução dinâmica centrada no cliente que se concentra nas necessidades, desejos e jornada de compra do consumidor.
O Inbound marketing é uma metodologia de marketing projetada para atrair visitantes e clientes em potencial, em vez de empurrar externamente uma marca, produto ou serviço para os clientes em potencial na esperança de gerar leads ou clientes.
A metodologia identifica os pontos problemáticos de uma persona do comprador e visa fornecer uma solução por meio de um conteúdo atraente.
Suas diferentes etapas são responsáveis pelo engajamento na jornada de um comprador. Por meio dessas etapas, o conteúdo é produzido para atrair, converter, nutrir e encantar o cliente durante todo o ciclo de compra.
A metodologia Inbound enfatiza a compreensão do conteúdo/contexto. O ideal é que você se concentre na criação de conteúdo totalmente otimizado para pesquisas orgânicas e mídias sociais para atrair seus clientes potenciais.
Contexto refere-se à compreensão de qual conteúdo é mais atraente para os clientes em potencial e o que provavelmente os levará a descer no funil de vendas. O contexto deve ser compreendido para otimizar mensagens, e-mails e outros pontos de contato.
Quais são os benefícios do Inbound Marketing?
O Inbound tem como foco atrair os clientes corretos, estimular conversões e, em seguida, continuamente os encantando mesmo após a compra.
A ideia de vender sem vender baseia-se em divulgar o seu conhecimento sobre os seus serviços, produtos e indústria.
Mas como você aumenta suas vendas sem vender? Desenvolvendo sua marca, estabelecendo-se como um líder de autoridade no setor e, assim, fazendo a curadoria dos leads que sua empresa gera.
O Inbound Marketing eficaz se concentra na entrega de conteúdo personalizado para as personas no momento certo. A proposta é ajudar na tomada de decisão sem pressionar o cliente a fazer uma compra.
Alcance o público certo no lugar certo para gerar tráfego de qualidade
Concentrando sua estratégia de Inbound Marketing em alcançar o público certo nos lugares certos, você pode atrair seus clientes-alvo para cumprir seus objetivos de marketing digital.
Isso em vez de gastar dinheiro, em estratégias de Outbound Marketing, atraindo tráfego de pessoas que provavelmente nunca converterão em clientes.
Aumente a confiança
Inbound Marketing tem tudo a ver com fornecer aos clientes em potencial as informações que procuram – mesmo que não saibam – de uma forma criativa e envolvente.
Não se trata de promover vendas indesejadas em todas as oportunidades. É importante usar o Inbound Marketing como uma forma de apresentar sua marca como um recurso útil e confiável.
Proteja-se do excesso de confiança em um canal
Ao buscar tráfego de qualidade de diferentes fontes como pesquisa orgânica e mídias sociais você reduz a dependência de um único canal e, portanto, diminui o risco associado a isso em sua estratégia de divulgação.
A filosofia do Inbound Marketing
A publicidade tradicional é interruptiva; apesar disso, ainda é uma das mídias mais difundidas online e é em grande parte um canal gerador de ruídos.
Somos bombardeados por anúncios em todos os lugares que olhamos e onde vamos. Como tal, nos acostumamos a desligar o ruído e filtrá-lo.
Os consumidores também estão cansados de tantas alegações falsas, resultando em muito mais pesquisas antes de fazer uma compra, independentemente das promessas de publicidades espalhafatosas.
Juntamente com o desinteresse por publicidade barulhenta, a tecnologia ajudou os consumidores a evitar publicidade intrusiva com ferramentas como identificação de chamadas, filtros de spam, bloqueadores de anúncios, etc.
A tecnologia também tem ajudado o comprador moderno a buscar novas soluções e a pesquisar produtos e serviços nos quais está interessado. O Inbound Marketing existe para atender a esses compradores modernos.
A filosofia visa recompensar o tempo e a energia gastos na pesquisa, com informações úteis e valiosas, e guiá-los para uma ação (dependendo de onde estão na jornada do comprador) por meio do uso de conteúdo envolvente.
O processo de Inbound Marketing alinha esse conteúdo com os interesses do comprador. A estratégia também elimina os compradores que ainda não estão prontos para comprar; os enriquecendo com mais informações até que estejam prontos para a conversão.
Monitorando as ações de Inbound Marketing
Medir o impacto do Inbound Marketing de uma forma que demonstre um ROI compreensível sempre foi complicado. A chave é ser claro desde o início.
Pode ser que você não possa rastrear o número de leads gerados como resultado direto de sua campanha, mas você pode rastrear quantos downloads seu conteúdo teve, a duração média que as pessoas assistiram ao seu vídeo ou quantos novos seguidores você ganhou.
Quando você estiver planejando sua campanha, seja claro sobre o que você está tentando alcançar e avalie isso de maneira adequada e honesta. Dessa forma, as expectativas de todos são definidas – e, portanto, são mais prováveis de serem atendidas.
Campanhas de Inbound Marketing bem-sucedidas não surgem do dia para a noite, elas levam tempo para planejar, implementar e dar resultados.
Considerações Finais
A Metodologia de Inbound Marketing envolve todas as etapas da jornada de um cliente potencial para encontrar o produto ou serviço perfeito, atraindo os visitantes certos para o seu site, convertendo-os em leads qualificados e fechando vendas.
Quanto mais você investir em sua estratégia e no processo de Inbound Marketing, mais impactantes serão seus resultados.
Lembre-se de que os melhores resultados são alcançados por meio de canais digitais e táticas que permitem criar e fornecer conteúdos específicos e úteis para seus leads no momento certo com base em onde eles estão na jornada de compra.