O relacionamento das marcas com clientes no ambiente digital

Leia neste artigo

Com o surgimento das mídias digitais, muita coisa mudou ao redor do mundo. A forma como as pessoas consomem produtos e serviços e como as marcas se relacionam com o seu público-alvo.

Para vender no ambiente digital, a primeira coisa que deve acontecer é a marca se fazer presente e ativa. Pois não basta apenas ter redes socais, se não ocorre um acompanhamento constante. Dessa forma as pessoas não se importariam com a sua marca e ainda passariam a enxerga-la como uma marca descuidada. Portanto é indispensável no mundo moderno uma gestão das mídias digitais por parte das marcas. Além disso, é importante que antes do viés mercadológico (vendas), as marcas foquem no institucional (imagem), visando principalmente RELACIONAMENTO.

 

Qual a diferença entre comunicação institucional e comunicação mercadológica?

A diferença entre as duas é bem simples. A comunicação mercadológica possui como objetivo principal a venda de algum produto ou serviços. Por isso, utiliza ferramentas para promoção e divulgação, como: publicidade, marketing direto, marketing digital, merchandising e entre outros. Já a comunicação institucional foca na imagem positiva da empresa, passando a identidade, as ideias e a missão para o público.

 

Encante para vender

As marcas que conseguem um relacionamento próximo e duradouro com boa parte do seu público-alvo já atingiram um objetivo de comunicação e marketing significativo. Esse relacionamento diz respeito a toda interação entre marca e pessoas, ou seja, quando a empresa faz uma publicação e recebe comentários dos seus clientes, ou quando eles recomendam aquele produto ou serviços para outros amigos, por exemplo. Depois dessa conquista, mantenha sempre os seus clientes encantados com os seus produtos e serviços. Eles querem ver fotos bonitas e informações relevantes. “O que sustenta o sistema de relacionamento é o fluxo permanente de informações entre seus participantes. ”

Corra dos comentários negativos!

Não podemos esquecer, que os consumidores internautas possuem um grande poder na internet, que é a liberdade de dizer o que quiser, onde quiser e quando quiser. Por isso, as empresas devem ter muito cuidado, para sempre manter um bom atendimento garantindo a satisfação permanente do público. Caso contrário, a repercussão negativa pode levar a empresa ao fundo do poço.

 

Podemos, portanto, dizer que as mídias digitais estão se tornando mídias de relacionamento, pois relacionamento é também interatividade e hoje em dia qualquer um pode criar e distribuir seu próprio conteúdo. No caso das marcas, elas devem oferecer muito mais do que conteúdo, elas devem envolver o cliente e oferecer experiências dentro e fora da internet para sempre ser lembrada.

Buscar

Fale com um
Especialista